Entrelinha (Plau Design)

Entrelinha (Plau Design)

Share this post

Entrelinha (Plau Design)
Entrelinha (Plau Design)
Brincar com as contraformas é tendência

Brincar com as contraformas é tendência

As Type Trends não esperam, então já vamos abrir a conversa sobre as modas tipográficas de 2024-2025

Avatar de Plau
Plau
out 09, 2024
∙ Pago
28

Share this post

Entrelinha (Plau Design)
Entrelinha (Plau Design)
Brincar com as contraformas é tendência
4
Compartilhar

No final de 2021, o Carlos Mignot, type designer e sócio da Plau, usando seu olho afiado para novidades no mercado de design, decidiu juntar uma lista de tendências tipográficas para branding que ele avaliou que estavam em alta naquele ano (ou que ele apostava que estariam bombando no ano seguinte).

Desde então, as Type Trends se tornaram uma tradição automática da Plau, com a diferença de que passaram a sair no início do ano, ao invés do final. A lista é aguardada por muita gente que nos segue, mas também por nós mesmos, como uma forma de ficarmos atentos às movimentações das marcas e dos nossos colegas designers.

Certamente, conhecer tendências é uma parte fundamental do nosso trabalho. Mas pesquisar ativamente, além de escrever sobre elas, nos faz ter uma navegação ainda melhor dentro do momento do nosso mercado. Na prática, a gente consegue avaliar melhor nosso próprio trabalho, decidindo quando queremos nos aproximar ou afastar de cada tendência.

Para a lista de 2025, resolvemos começar a produção mais cedo. Queremos aprofundar esse conteúdo, e experimentar novos formatos também. Ainda não sabemos exatamente como vai ser, mas o fato é que já estamos há meses colecionando referências que vemos como tendências já estabelecidas ou com potencial para isso.

Tal qual as tendências, a nossa lista pode mudar a qualquer momento. Ela nem está pronta ainda, mas já resolvemos abrir a conversa com você, leitor/a da Plau: queremos comentar sobre uma trend que está nos chamando atenção.

Prólogo: as tendências nascem do ar?

A tendência que vamos comentar a seguir chegou como um meteoro nos últimos meses, até o ponto em que nós mesmos começamos a experimentar com ela, ainda antes de reparar (de forma consciente, pelo menos) que ela estava na moda. Essa é uma questão interessante das tendências de design: parece que elas provam que o tal do zeitgeist realmente existe, em alguma medida.

Em algum momento, nosso olhar coletivo desperta para certo recurso visual e todo mundo começa a achar ele legal de uma hora para outra. Claro que não é assim que funciona, mas é a impressão que dá. Na prática, cada tendência funciona de um jeito. Algumas têm uma origem clara, outras surgem de forma difusa. Algumas são uma reação a uma outra tendência, outras não têm um “alvo” definido. Algumas refletem uma preocupação típica de algum momento histórico, enquanto outras são mais difíceis de racionalizar.

Tente pensar com a gente sobre as motivações por trás da trend que vamos comentar hoje!

Círculos são divertidos

Se você nunca tinha parado para pensar sobre a importância das contraformas na tipografia, ou seja, a forma interna das letras (a parte vazadas delas), a tendência do momento vai te mostrar como elas fazem toda a diferença.

Tudo indica que 2025 será o ano das contraformas circulares (ou contraformas “de bolinha”, como nós chamamos aqui na Plau) – se tiverem fôlego de chegar até lá, porque em 2024 já estão explodindo. Esse estilo brinca com as possibilidades do design geométrico. Enquanto a geometria é, geralmente, entendida como fria e neutra, esse estilo tem tudo, menos essas características.

Megazoid, desenhada por David Jonathan Ross

Veja o que diz David Jonathan Ross, type designer criador da Megazoid, uma das melhores representantes da contraforma de bolinha:

“De uma perspectiva conceitual, formas geométricas dão às letras um aspecto de beleza atemporal, transformando-as de símbolos feitos à mão em emblemas de ideais matemáticos. Mas de uma perspectiva prática, construir letras com círculos e quadrados é simplesmente muito, muito estranho”

Ele afirma isso, pois mesmo fontes que parecem geométricas costumam ter ajustes óticos para ficarem mais agradáveis aos olhos. Mas no caso da Megazoid e fontes similares, a estranheza é abraçada, ao invés de atenuada.

Os precursores (quase) atuais

Ainda que estejamos falando de uma tendência na passagem de 2024 para 2025, nenhuma delas surge sem uma boa fundação por trás. Podemos entender essa fundação de dois jeitos: com uma lente um pouco mais fechada, olhamos para projetos de anos recentes que foram construindo essa tendência aos poucos até ela atingir o ápice atualmente. Mas também podemos investigar um passado mais distante para entender as bases do estilo. Vamos começar pelas tendências recentes.

Esta publicação é para assinantes pagos.

Já é um assinante pago? Entrar
© 2025 Plau Design
Privacidade ∙ Termos ∙ Aviso de coleta
Comece a escreverObtenha o App
Substack é o lar da grande cultura

Compartilhar