Recomendações do mês: novembro
Tipografia na política, softwares gratuitos que talvez sejam bons demais para ser verdade, livros & mais livros de design e mais
Uma seleção de links, artigos, ferramentas e obras que nos inspiraram nas últimas semanas (dentro e fora do trabalho). Afinal, referência boa é referência compartilhada!
🗳️ Tipografia ganha eleição?
Na sua publicação Newsletra, o Rafael Hoffmann analisou o design da campanha de Zohran Mamdani, prefeito eleito da cidade de Nova Iorque. Ela foi marcada por tipografias estilo sign painting, cores vibrantes e jeito de design vernacular.
🕷️ Destrinchando o gótico
As próximas duas dicas vêm de um dos nossos posts mais recentes: Gótico: de Notre-Dame a Wandinha, onde olhamos para a história do gótico e os diferentes significados que essa palavra já teve. Caso não tenha visto, vamos retomar aqui duas referências que foram indicadas lá.
🦇 O retorno do gótico atualmente
Nesse artigo da It’s Nice That, a Nathania Gilson defende que estamos assistindo a um retorno do estilo gótico no design e na moda, com seus traços sombrios deixando o espaço de subcultura e atingindo o mainstream.
🪦 Como a Inglaterra vitoriana lidou com a morte
O museu Victoria & Albert publicou um vídeo onde exibe objetos da Inglaterra do século XIX relacionados ao luto. Uma das práticas da época era, por exemplo, guardar fotos dos cadáveres de familiares. Isso tem a ver com o tema porque, no artigo, comentamos sobre como o que chamamos de “gótico” hoje em dia tem mais a ver com a cultura vitoriana do que com a origem do gótico medieval!
📖 Livros para designers e criativos
Celebrando o dia do designer (5 de novembro), a editora Clube do Livro do Design publicou uma lista com 19 livros sobre design publicados em português. E essa não é aquela lista genérica com indicações óbvias. Muitos dos títulos na lista abordam o lado político do design, pesquisas históricas profundas ou até livros que nem são sobre design, mas que têm muito a nos mostrar.
⚽ História do futebol e da tipografia
A Naipe Foundry anunciou a primeira versão da sua fonte Pacaembu Estádio, versão display da Pacaembu. Além de admirar a fonte, é uma ótima oportunidade para relembrar a Pacaembu, desenhada por Álvaro Franca e Felipe Casaprima, que foi baseada em letreiros históricos do estádio Pacaembu, em São Paulo. O site da Pacaembu é uma aula de história, tipografia e futebol.
🎨 O vilão da Adobe?
O grande abalo no mundo do design nas últimas semanas foi o anúncio do novo Affinity, software de edição gráfica do Canva, que promete ser capaz de substituir, ao mesmo tempo, o Adobe Illustrator, Adobe Photoshop e Adobe InDesign. E o mais chocante de tudo não é essa promessa, mas o fato de que o programa é de graça (“para sempre”, de acordo com o anúncio oficial). Se não acompanhou o hype todo desse anúncio, assista ao vídeo no canal do Canva.
📚 Mais livros sobre design
Os irmãos Willian e Welliton Matiola criaram o portal Livros de Design, onde fazem curadoria de publicações nacionais e internacionais sobre o tema.








Valeu demais pela menção! Fico feliz que o texto tenha batido aí também.